terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PITACOS POLITICOS: NOVA PESQUISA E CHANCES DA OPOSIÇÃO

Começou o show de pesquisas de intenção de votos para presidente.

Na mais recente que acaba de sair, encomendada pela CNT,a presidente Dilma tem 43,7%; Aécio 17% e Eduardo Campos 9,9%.

É lógico que boa parte dos institutos são governistas. No mínimo, deixam os números simpáticos ao governo.

Também sabemos de todos os percalços da oposição, tanto as criadas pela estrondosa propaganda do governo, quanto pelas dificuldades criadas pela própria oposição.

Todavia, com base nesses dados divulgados hoje, 18/02, tenho confiança de que o PT seja derrotado.
É certo que o senador Aécio Neves tem potencial para chegar a casa dos 25% ou mesmo 30%. Principalmente, se conseguir um apoio expressivo do PSDB paulista.

Eduardo Campos também ficará bem acima desses 9%.

Tomando como modelo as eleições de 2010.

Vejamos:

Nas eleições de 2010 a candidatura petista conseguiu vitória expressiva em Minas, dado que certamente não se repetirá em 2014.

No nordeste, o fator Eduardo Campos pode ameaçar o monopólio petista na região.

Se tudo o mais ficar parecido com 2010, o caldo pode entornar para o PT. Ou seja, Vitória do PSDB em Minas, São Paulo e Espírito Santo(Sudeste). No Sul, Paraná e Santa Catarina.
O sul é tradicionalmente refratario ao PT em eleições presidenciais. Devemos lembrar que o Estado do Paraná é dos tucanos.

No Centro Oeste.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aqui, para 2014 devemos levar em consideração ainda a insatisfação com o governo do Distrito Federal, petista, o que pode dar votos a oposição na disputa pelo planalto.

No nordeste, o cenário poderá ficar equilibrado.

Outros detalhes:

Acredito sim, que uma derrota da seleção brasileira acarretará perda de votos para o governo, não pela derrota em si, mas porque a população ficará mais sensível aos exorbitantes gastos com dinheiro público na construção de estádios.

O setor energético a cada dia colhe notícias ruim, é possível que até outubro tenhamos que enfrentar um racionamento de energia. Isso, seria catastrófico para o governo.

A presidente enfrenta dificuldades com o PMDB e mesmo que os ânimos venham a esfriar até outubro, não será improvável que as bases regionais do partido façam corpo mole para a campanha petista.

Dilma, não tem o mesmo tato político que o Lula e não é bem aceita nem mesmo entre os petistas. Se as coisas apertarem, veremos homens pulando fora do navio.

A despeito das manifestações, há sim, um clima tenso na população, uma certa sensação de insegurança e apreensão. Isso não é bom para quem tenta a reeleição.

Portanto, basta a oposição se organizar, entrar em consensos aparar as arestas. A possibilidade de apear o PT do planalto é muito mais real do que se fazem imaginar alguns especialistas. 

O ano ainda não começou, só depois do carnaval, como sempre. Oficialmente, a campanha também não. Então, até outubro muita coisa poderá acontecer, tanto favorável ao governo, quanto favorável a oposição.

Coragem, oposição!! 

4 comentários:

  1. Interessante.... só não li a respeito dos votos nulos. A cada eleição o % aumenta e isto tem representado como o q/ tá aí não me representa, né? Falta coragem p/ enfrentar esta questão, né? Afinal só vale votos válidos, né?Você acredita neste Congresso ou q/ vai ser eleito? PT fora, sim,mas como acabar com PMDB?

    ResponderExcluir
  2. Manipulações são constantes, e encher a barriga com bolsa família e não ensinar a pescar também é fato e da voto.
    Em SC em Blumenau Tinha uma candidata chamada Ana Paula que dizia ter 42,5% dos votos para prefeito. Na campanha ela sabia que mentia e ficava visivelmente nervosa nos debates. Não foi nem para o segundo turno. Manipulações são fatos nete Brasil, que engana seu povo desde 1500.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho dúvidas de que vai ter 2° turno, ai que se soma para grande desta nascional unidos pela derrota desse partido PT. O que não poderia ocorrer apartir de janeiro de 2015 o Brasil ser governado por um presidente cujo seu partido tem a maioria da cupla, presos por crimes comprovados perante toda sociedade brasileira.

    Esse presidente não terá moral, e indecente, e ante ético para uma sociedade culta e Democrática.

    ResponderExcluir
  4. JÁ TRABALHEI EM UMA EMPRESA DE PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA.É UMA VERGONHA, MANIPULAM DESDE OS QUESTIONÁRIOS ATÉ OS RESULTADOS.É UMA FARSA PARA ENGANAR OS LEITORES E ELEITORES ESPECIALMENTE EM VÉSPERAS DE EVENTOS POLITICOS...PRECISA MAIS ?
    INEXISTE LEI QUE GARANTA A LISURA DAS PESQUISAS.

    ResponderExcluir