quinta-feira, 20 de março de 2014

PITACOS POLITICOS: NOVA PESQUISA IBOPE E O FIEL DA BALANÇA

Amigos, o Estadão acaba de divulgar uma nova pesquisa IBOPE que indica vitória da presidente Dilma em primeiro turno nas eleições de outubro.

Segue os dados: Dilma estaria com 43%; Aécio Neves com 15% e Eduardo Campos com 7%.

 Quando se incluem outros candidatos, a presidente fica com 40%, Aécio Neves com 13% e Eduardo Campos com 6%; Pastor Everaldo vai a 3% e Raldofe Rodrigues fica com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. 

Bem, os números, a principio, são preocupantes para a oposição, não obstante, teremos segundo turno. Chamo atenção para um detalhe importante. A pesquisa centrou-se em pouco mais de 100 municípios. Acontece que o Brasil comporta quase 6000 mil cidades. Ainda não possuo detalhes, então, lanço algumas perguntas.

Em quais cidades foram feitas as entrevistas?

Em quantas capitais e regiões metropolitanas os entrevistadores realizaram seus trabalhos?

Qual o teor do questionário da entrevista?


Os números também nos levam a outras especulações.

Será que os entrevistados levaram em consideração as recentes polêmicas nas quais o governo está envolvido, principalmente no que se refere a Petrobras?

É claro que na campanha o tom do debate irá subir, faz parte do jogo. Dependendo do empenho, mobilização e poder de convencimento dos candidatos da oposição, a presidente Dilma perderá eleitores. Nesse quesito, o risco vale para todos. 

Todavia, o "fiel da balança" estará no grupo dos que declararam votarem nulos e brancos que somam 23% e nos indecisos que chegam a 11%. São números altos e aqui, temos uma certeza, dificilmente votarão na candidata petista, mas, ainda não vislumbram nos nomes apresentados até aqui, boas opções para presidir o Brasil. 

São portanto, 34% de eleitores que devem ser CONQUISTADOS tanto por Aécio Neves quanto por Eduardo Campos, principalmente por aquele que for para o segundo turno. 

Reage oposição!!


2 comentários:

  1. Conseguir convencer que esses dados da pesquisa refletem a realidade é uma tarefa que requer muito poder de persuação do Ibope.
    Para enter o que digo basta conversar com as pessoas nas ruas, nas escolas, nos bares, etc. Ah, nas redes sociais não tem comparção, a presidenta e o PT são pernonas non grata.
    Outra situação adversa a Dilma é que em regiões que ela tivera votação espetacular na última eleição, a exemplo de PE e MG, deverá perder para Eduardo e Aécio. Em SP também perderá.
    Vale lembrar que, mesmo não estando à época mergulhada em escândalos e trapalhadas políticas, sem o desgaste do poder, Dilma ganhou a última eleição no segundo turno. Então, porque agora teria mais facilidades para uma suposta vitória?
    Não acredito nem a pau, Juvenal.

    ResponderExcluir