sexta-feira, 14 de março de 2014

RISCO DE RACIONAMENTO: QUAL A HERANÇA QUE O PT VAI NOS DEIXAR?




Na campanha eleitoral que elegeu Lula presidente, primeiro mandato, o PT explorou a exaustão o racionamento de energia empreendido no governo FHC. Deu certo.

12 anos depois, o país enfrenta novo risco de racionamento. Mais de uma década se passou e os investimentos no setor foram infimos.

O que tem nos salvado até agora, são as carissimas termoelétricas, pagas com verbas oriundas da arrecadação de impostos cada vez mais acachapantes.

Usando do seu populismo irresponsável, o governo anunciou com toda pompa a redução do valor da energia elétrica, para isso, quebrou contratos já firmados com as empresas do setor, acarretando em enormes perdas para investidores e incertezas quanto a novos investimentos.

Agora, para "ajudar" as distribuidoras, o governo anuncia o repasse de 12 bilhões ao setor. Parte desse valor serão pagos pelo Tesouro; parte serão pagos pelo consumidor.

O mais impresionante, é que divulga-se a notícia como se o consumidor e o Tesouro sejam duas entidades distintas. Não são! 

A maneira honesta de divulgar a informação seria essa: Contribuinte arcará com os 12 bilhões destinados ás distribuidoras de energia. 

Isso porque, o consumidor paga parte da conta agora e deixa a outra parte como herança, para seus filhos e netos, pois ao fazer uso do Tesouro, a dívida pública fica alguns bilhões maior.

O PT está a 12 anos no poder e nessa trajetória, sempre fez menção a uma tal de "herança maldita". 

Em 12 anos, nada fizeram. Nada fizeram para que tenhamos um setor energético compatível com a demanda. E muito fizeram para que a dívida pública seja uma verdadeira maldição. 

Por falar em dívida, o governo petista gaba-se de ter pago a dívida brasileira com o FMI, mas não fala que estamos com uma dívida pública de mais de dois trilhões de reais, em termos comparativos, essa cifra é mais que o dobro do que deviamos em 2002. Há exatos 12 anos.

Qual a herança que o PT vai nos deixar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário