quinta-feira, 31 de julho de 2014

OBRIGADO, JOAQUIM BARBOSA

Agora é oficial. Foi publicado no Diário Oficial de hoje, a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. 

Deixamos aqui, registrado, nossos agradecimentos ao ministro. 

Durante o julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa tornou-se querido por todos os brasileiros de bem, aplaudido por onde passa. Isso porque, na função de presidente do STF, mostrou ao Brasil que as leis que regem o país servem para todos. Para ricos e pobres, brancos e negros. É assim que deve ser!

Por mais ataques que tenha sofrido, vindos tanto do alto escalão do PT quanto dos seus seguidores, o ministro não cedeu às pressões para que as penas fossem aliviadas, muio pelo contrário. Embora de temperamento difícil e em algumas ocasiões criticado pelo seu modo de conduzir as sessões, Joaquim Barbosa se tornou o contra ponto aqueles ministros que tinham e continuam a ter, postura simpática ao Partido dos Trabalhadores, como é o caso do ministro Ricardo Lewandowski, que será agora, o novo presidente da Corte. 

A despeito do seu "gênio", Joaquim Barbosa certamente será lembrado por muitos e muitos anos como um negro do interior de Minas, que superou todas as dificuldades e por méritos próprios, ascendeu socialmente e conquistou o posto de Presidente do STF. Será lembrado, por ter posto na cadeia, uma corja que se achava acima do bem e do mal. 

Àqueles que o xingaram e o ameaçaram, da forma mais virulenta, covarde e baixa, o Brasil fica grato a Joaquim Barbosa, melhor, por muito tempo, será visto como um verdadeiro herói. 

Infelizmente, foi voz vencida quando o Supremo absorveu os mensaleiros do crime de formação de quadrilha. 

A despeito disso, o saldo para Joaquim Barbosa e para o Brasil foi mais que positivo. Lugar de mensaleiro é na cadeia. 

Sabemos que sua aposentadoria é decorrente de problemas de saúde. Agora, já na condição de aposentado, esperemos que o ministro nos conte um pouco dos bastidores que cercaram o julgamento da Ação Penal 470.




Nenhum comentário:

Postar um comentário