segunda-feira, 14 de julho de 2014

VINTE ANOS DE PLANO REAL: O PT CONTRA OS POBRES

Com um pouco de atraso, o que irei relatar aqui não é nenhuma novidade e certamente aconteceu com milhões de pessoas Brasil afora, do mesmo modo que aconteceu comigo e minha família. 

Nasci em 1980, em uma família pobre do nordeste. Está perfeitamente registrado em minha memória as idas ao supermercado com meus pais. Era uma loucura! Não fazíamos a compra mensal em um único supermercado. Íamos garimpando em qual loja esse ou aquele produto ainda não tivera seu preço remarcado naquele dia ou, em qual estabelecimento tal remarcação havia sido menor. 

Nunca passamos necessidade, porém, por conta dos altos preços, não podíamos ter certos "luxos", consumindo coisas tão supérfluas nos dias de hoje. Desde cedo, aprendi a não fazer mimimi pra isso ou aquilo. 

Embora criança, sabia das dificuldades que minha família enfrentava para se manter. Embora criança, lembro dos constantes congelamentos de preços. Quem dessa época não se lembra dos "fiscais do Sarney"? Sim, meus amigos, lembro bem da "loucura" que era. 

Ano após ano, governo após governo, planos econômicos após outro e o brasileiro, principalmente o de baixa renda, continuava a sofrer com o constante e "eterno" ciclo inflacionário. Era nessa toada que a maioria dos brasileiros tocavam suas vidas sem grandes perspectivas de darem a suas famílias uma boa estabilidade econômica.  

Como todos nós sabemos, foi somente a partir de 1994 que esse quadro começou a mudar. Apesar do medo, do descrédito, da desconfiança, cada brasileiro pode notar que era possível sim, viver sem a inflação. Com o Real, as famílias brasileiras poderiam enfim, fazer um bom planejamento das finanças. 

Não obstante, haviam aqueles contrários a nova moeda. Sim, Lula e o PT estavam contra o Real. Vejam.



É algo inacreditável sabermos que pessoas que sofreram com a inflação, declarem com orgulho terem votado no Lula e no PT atual. 

Constantemente os mais diversos especialistas elogiam o governo Lula por ter mantido as bases econômicas deixadas por FHC, leia-se, combate a inflação. Não, o governo Lula não tem mérito nenhum nisso, antes, usaram algo virtuoso, como o controle da inflação, para pavimentar um programa de governo não baseado em bons projetos para o país, mas, acima de tudo, em programas populistas. 

Como fica claro, o PT nunca foi favorável ao Plano Real e ao controle da inflação. Como fica claro ao se fazer uma simples analise do quadro econômico atual, o PT quer mais é que os pobres permaneçam dependentes dos programas sociais do governo, para que o partido continue no poder. Em outras palavras, quem defendeu que o Partido dos Trabalhadores mudou a partir de 2002, deve reconsiderar tal analise, o PT nunca mudou. O PT foi e continua sendo o partido que atuou e atua contra a população pobre do Brasil. 


3 comentários:

  1. Que monte de bobagem! Vai te informar sobre os benefícios que os mais pobres tiveram com o governo do PT. Hoje pobre pode frequentar uma universidade, antes privilégio dos abastados. Hoje pobre pode comprar sua casa...etc...etc...etc. Informação nunca é demais, busque-a antes de falar merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo obtido graças ao capitalismo que o PT quer acabar, quer implantar aqui a democracia participativa bolivariana, nome pomposo para a ditadura cubana. Espere e verás, logo tal qual Cuba e Venezuela, todos os antigos classe média e pobres irão retirar produtos básicos com caderneta.

      Excluir
  2. Hoje os mais pobres frequentam universidade (coisa que não é privilégio dos mais abastados e sim dos mais esforçados), hoje o pobre compra sua casa porque FHC arrumou a economia do país. Economia essa que o PT dilapidou e se fartou criando 40 ministérios, acabando com a Petrobrás e com a Eletrobrás, mandando dinheiro pra fora sem prestar contas e construindo 12 (DOZE!) estádios superfaturados enquanto nossa educação, saúde, segurança despencam a níveis nunca tão baixos neste país. E a infraestrutura? Só promessas, estamos despencando em necessidades jamais realizadas. E o São Francisco? Vá você se informar e saia dessa de ser massa de manobra de um ilusionista incompetente e ladrão chamado Lula da Silva.

    ResponderExcluir