segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O FUNDAMENTALISMO DE DUVIVIER E PORCHAT

A tragédia na França ainda rende debates e é claro que quanto mais se debater sobre o tema, maior clareza teremos sobre as causas e maiores as possibilidades de encontrarmos uma luz no fim do túnel que nos livre do terror. 

O problema de tanta discussão, no entanto, é que se misturam alhos com bugalhos, ou, alhos com bagulhos. 

A que me refiro?

Os dois principais criadores e atores do canal no Youtube, Porta dos Fundos, sucesso de acessos na internet, usaram a tragédia francesa para mais uma vez atacarem os cristãos e defenderem suas peças de humor ridicularizando símbolos do cristianismo.  

O mais comedido foi Porchat. Em seu artigo no Estadão, defendeu os esquetes com temática na religião cristã porque esta, segundo ele, é "conhecida pela maioria absoluta dos brasileiros". Não concordo com essa justificativa, mas, tudo bem, não irei me ater a essa questão.

Todavia, o que mais me assustou, tanto no artigo do Estadão, quanto no artigo da Folha, esse último escrito por Duvivier, foi a total manipulação que ambos fizeram, a total subversão da ordem das coisas, tentando dá equivalentes entre os terroristas islâmicos e aqueles que nas palavras de Duvivier são os "fundamentalistas" aqui no Brasil. Afirmando que os daqui não usam metralhadoras, mas, que têm bancada no congresso e milhões no exterior. 

Sabemos que o comediante se refere aos cristãos evangélicos, que nos últimos anos, têm aumentado sua participação e influência na vida politica do Brasil. Pois bem, desafio o "pensador" Gregório Duvivier a apontar um traço de semelhança entre "fundamentalistas" como Marco Feliciano, Magno Malta, Silas Malafaia, entre outros e o fundamentalismo islâmico. Segundo Duvivier, a diferença está apenas no "modo de atuação".

Vejamos:

Fundamentalistas islâmicos perseguem e matam gays. Gregório Duvivier vê alguma semelhança entre essas práticas e os evangélicos no Brasil? 

Fundamentalistas islâmicos impõem a Sharia literalmente a muitas mulheres. Gregório Duvivier vê alguma semelhança entre essas práticas e os evangélicos no Brasil? 

Fundamentalistas islâmicos defendem que mulheres não recebam instrução. Lembram-se da jovem Malala? Gregório Duvivier vê alguma semelhança entre essas práticas e os evangélicos no Brasil? 

Quais leis no congresso, a bancada evangélica votou ou propôs em votação que remeta a algum traço de fundamentalismo? 

Caso o senhor Gregório Duvivier não nos dê nenhuma resposta satisfatória a todos esses questionamentos, fica evidente que suas palavras não passam de uma ardilosa e maquiavélica distorção dos fatos, distorção da verdade e na brutal tentativa de uma imposição caricatural aos cristãos. 

Por todo o exposto, só posso lamentar que esse tipo de pensamento seja compartilhado não apenas por Duvivier, mais por uma legião dos ditos "progressistas". 

O show de asneiras não ficou apenas nessa questão. Segundo confessa-nos o próprio humorista, "O que nunca imaginei era que a mesma reação de 'fizeram por merecer' partiria da própria esquerda". 

Não é de espantar que Gregório Duvivier nada saiba sobre a Direita Conservadora, sobre conservadorismo, sobre cristianismo ou sobre liberalismo e direitos individuais. Gregório Duvivier nada sabe sobre a própria esquerda da qual ele faz parte. O minimo que deve conhecer foi-lhe passado no ensino médio por algum professor doutrinador de História ou Geografia. Daí o seu espanto citado acima. Minha dica? Leia mais, rapaz!! 

Fábio Porchat vai no mesmo caminho. Leiam o que escreveu:

"Existem muitos brasileiros ultraconservadores escondidos entre nós. Pessoas que não acham nada mau fazer uma limpezinha étnica de vez em quando. Que nordestino deveria voltar pra Bahia, que veado tem que tudo morrer para não destruir a Instituição Família e que preto é tudo uma raçazinha safada. E muitas dessas pessoas querem ver um humorista morrer, para se sentirem vingados". Integra AQUI

Pelo que entendi, Porchat já identificou esses "ultraconservadores". Aconselho-o a denuncia-los aos órgãos competentes para que sejam devidamente responsabilizados, afinal, preconceito é crime! Caso não os denuncie, estará sendo conivente. Não basta apenas menciona-los de forma genérica numa coluna de jornal, Porchat. 

Apenas alguns outros questionamentos e finalizo. 

Che Guevara matava gays. Porchat e Duvivier falam a respeito? 

A URSS fez limpeza étnica no Leste Europeu. Duvivier e Porchat falam a respeito? 

A esquerda seja ela brasileira ou não, é grande aliada dos fundamentalistas islâmicos. Os dois humoristas falam a respeito? 

Não, não e não! O que me leva a concluir que os dois não fazem um humor politicamente correto e muito menos incorreto. Fazem um humor politicamente ideologizado e este, não tem nenhuma graça e não possui nada de "libertador" ou subversivo, mas sim de doutrinador e subserviente. 

Querer atribuir aos conservadores e cristãos idéias que conservadores e cristãos repudiam é apenas uma face desse humor que os dois praticam e isso não é humor, é apenas uma grotesca farsa. 

Integra para o texto de Gregório Duvivier na Folha. AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog