segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PROMOTOR ARGENTINO MORTO: QUEIMA DE ARQUIVO?

Parece que as coisas na Argentina são piores do que se supunha. Corre em todos os jornais a noticia de que o promotor Alberto Nisman fora encontrado morto em sua residência.

O promotor pode ter sido vitima de uma tentativa de roubo? Pode. Pode ter cometido suicídio? Pode. Todavia, as informações que chegam são por demais desconcertantes para o governo argentino. 

Nisman foi morto, segundo se noticia, poucas horas antes de comparecer ao congresso para dar detalhes sobre denuncias que colocava Cristina Kirchner e seu governo em um tenebroso escândalo em torno do atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) ocorrido em 1994 e que deixou um saldo de 85 mortos.  A denuncia diz respeito a um suposto encobertamento dos autores do atentado. 

É fato que na Tríplice  Fronteira fronteira há uma crescente comunidade de muçulmanos e infelizmente, em meio a essas comunidades, pode haver muitos radicais. A atuação de grupos de extremistas islâmicos é uma realidade na região. 

O promotor estava acusando o governo argentino de está acobertando os supostos autores do atentado a associação israelita, logo, em favor de terroristas, é isso? 

Não, tudo indica que o promotor não foi vitima do "acaso", ou seja, está no lugar errado, na sua casa, ressalte-se, na hora errada e o criminoso escolheu sua residência fortuitamente, não. O promotor e há elementos para se acreditar nessa hipótese, foi vitima de uma execução ou, como queiram, foi uma queima de arquivo. 

Diante desse enrendo, pode-se afirmar que suas denuncias estavam bem documentadas e que sua fala no congresso poria em risco o governo da presidente Kirchner. 

Esse caso me lembra outro, ocorrido aqui no Brasil e que envolveu figuras importantes do PT. Trata-se do assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, até agora muito mal explicada e repleta de lacunas e coincidências. 

A América do Sul parece que não está sendo governado apenas por governos desastrosos, mas, por quadrilhas mesmo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog