sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

QUEM SALVARÁ A FRANÇA? THOMAS PIKETTY?

Acredito que a economia global irá melhorar nesse 2015, diferente da nossa, porém, é fato que o mundo ainda encontra-se na berlinda da crise econômica. 

Projeções divulgadas hoje sobre a economia francesa, indicam que o desemprego no país continuará a aumentar em 2015. Até o momento, a politica de François Hollande, de esquerda, não surtiu efeito. 

Em tempos de ataques terroristas, como recrutamentos sendo feitos nos próprios países, uma economia cambaleante só contribui para que jovens desiludidos deem ouvidos a discursos inflamados de radicais islâmicos.  

Por outro lado, quanto maior o desemprego, maiores as hostilidades em relação a imigrantes e isso não se trata de preconceito ou xenofobia, apenas, instinto de sobrevivência. 

Quam irá salvar a France? Marine Le Pen e seu partido de extrema direita? Nicolas Sarkozy? Ou Thomas Piketty? 

É claro que colocar Thomas Piketty como um possível salvador para a economia francesa é só uma piada de mau gosto. Esse "grande" pensador do século XXI escreveu uma estrovenga intitulada de "O Capital no Século XXI". Fazendo clara alusão á obra de Karl Marx. 

Em seu livro, Piketty defende a taxação de grandes fortunas como forma de combater a desigualdade. 

Bem, querendo ou não, foi o que o atual presidente francês fez em 2012. Resultado? É o que se vê... aumento do desemprego, ou seja, o aumento do imposto sobre grandes fortunas aprovadas no inicio do seu governo, não deram a Hollande nem mais popularidade, ao contrário, nem melhoria da economia do seu país... longe disso. 

Definitivamente, os franceses terão que tomar medidas duras para que a economia volte a crescer, medidas que a esquerda não aceita fazer, preferindo dar murro em ponta de faca. 

Apenas um conselho aos amigos franceses... não peçam a opinião de Guido Mantega. Aí nem Joana D´Arc conseguiria salvá-los.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog